domingo, 24 de fevereiro de 2008

Prova prática para carteira de MOTO do Detran-SP ( aquela do Ibirapuera )

Pessoal,

Resolvi fazer este blog para compartilhar com todos a minha experiência ao realizar o teste prático para carteira de habilitação de MOTO no último dia 22-02-08, após procurar muito na web e não encontrar nada consistente.

Segue abaixo algumas dicas para os marilheiros de primeira viagem sobre a pista do Ibirapuera ( Detran-SP ).

Dicas preliminares:
  • O comprovante de pagamento da taxa do Detran e o seu documento de identificação ficam presos na tampa do tanque ou no painel da moto ( se cair durante o teste não se preocupe ).
  • Acenda o farol da moto.
  • Feche a viseira do capacete

Dicas gerais:

  • Toda a prova e feita em primeira marcha.
  • O objetivo do teste é verificar o seu equilíbrio e controle da moto.
  • A pista parace mais um autorama, ou seja é bastante sinuosa ( treine bastante )

Dicas sobre a pista:

  • Primerio você faz uma volta completa no formato do número 8.
  • Entra em um labirinto de curvas para a direita e para a esquerda ( várias ) todas com ângulo de 180 graus e quase parando ( cuidado com o equilíbrio e controle ).
  • Ao final da última curva a esquerda uma pequena reta e uma rampa sobe e desce.
  • Mais curva a esquerda e direita, todas com ângulo de 180 graus.
  • Passagem em zig-zag entre cones de sinalização, com uma distância curta entre eles.
  • Curva a direita e a reta da parada obrigatória ( atenção você tem que parar a uma distância que dê para ver a faixa amarela a sua frente, +- 40 centimetros da faixa ), você só pode arrancar a moto com a autorização do avaliador e após ter olhado para traz.
  • Mais uma curva a esquerda a 180 graus e ai a reta final
  • Atenção na reta final pois você precisa acelerar um pouco mais devido a faixa contínua que você deve passar por cima ( a dica é assim que terminar a curva acelerar )
  • Enfim o teste termina e você tem que parar novamente em frente a uma faixa no final da reta ( lembre-se da distância da faixa ).

Ao terminar a prova o avaliador pega os documentos para preencher o resultado e solicita que você pare na próxima faixa amarela logo a frente.

Dicas sobre o critério de avaliação:

I - Faltas Eliminatórias:

a) iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção;
b) descumprir o percurso preestabelecido;
c) abalroar um ou mais cones de balizamento;
d) cair do veículo, durante a prova;
e) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;
f) avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória;
g) colocar o(s) pé(s) no chão, com o veículo em movimento;
h) provocar acidente durante a realização do exame; e
i) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima;

II - Faltas Graves:

a) deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo;
b) invadir qualquer faixa durante o percurso;
c) fazer incorretamente a sinalização ou deixar de fazê-la;
d) fazer o percurso com o farol apagado; e
e) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave;

III - Faltas Médias:

a) utilizar incorretamente os equipamentos;
b) engrenar ou utilizar marchas inadequadas durante o percurso;
c) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo, antes de iniciar o percurso;
d) interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova;
e) conduzir o veículo durante o exame sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras; e
f) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média;
IV - Faltas Leves:
a) colocar o motor em funcionamento, quando já engrenado;
b) conduzir o veículo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado; c) regular os espelhos retrovisores durante o percurso do exame; e
d) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

UM ABRAÇO E BOA SORTE!!!

http://www.freesms.com.br/

47 comentários:

Bruno disse...

Vlw pela força brother !!
presto exame dia 13/10 .
e estou meio recioso . vlw mesmo pelas dicas . eu não sabia q tinha q olhar para tras na 1° parada obrigatoria !!

SaGRiLo disse...

Mto bom o blog cara.. deu moh força!!
Meu teste eh na próxima segunda-feira 17/11/08, tenho mais algumas dúvidas:

- Eu preciso ligar a moto ou o instrutor já deixa no esquema?
- Precisa andar com o farol acesso?
- no fim da prova eu preciso desligar a moto e colocar no pézinho?

Regis disse...

O interessante é que a pista do Ibirapuera não segue as normas da resolução 168/04 do contran, que normatiza:

Art. 17. O Exame de Direção Veicular, para veículo de duas rodas, será realizado em área especialmente destinada para tal fim em pista com largura de 2m, e que deverá apresentar no mínimo os seguintes obstáculos:

I – ziguezague (slalow) com no mínimo quatro cones alinhados com distância entre eles de 3,5m (três e meio metros);
II – prancha ou elevação com no mínimo oito metros de comprimento, com 30cm (trinta centímetros) de largura e 3cm (três centímetros) de altura com entrada chanfrada;
III – sonorizadores com réguas de largura e espaçamento de 0,08m (oito centímetros) e altura de 0,025m (dois centímetros e cinco milímetros), na largura da pista e com 2,5m (dois e meio metros) de comprimento;
IV – duas curvas seqüenciais de 90o (noventa graus) em “L” (ele);
V – duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8” (oito).

Carolzinha disse...

a minha prova é amanhã 24/12/2008 .se passar (se Deus quiser eu passo ) belo presente de natal ne?? valew aii pelas dicas..!!

DENIS disse...

Cara, voce me ajudou muito...realmente na net nao havia nada de orientação mesmo..até voce chegar...Deus te abençoe e um forte abraço...

jonas disse...

fiz minha prova hoje e fui reprovado. Nunca me disseram que ao sair da última curva antes da prancha para não balançar a moto, ou seja, centrar a moto para acelerar e passar pela prancha parando no local indicado.

Essa foi a única falta que cometi e pasmem vcs...

I - Faltas Eliminatórias:

e) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;

Obrigado, instrutores e também aos avaliadores por não irem com a minha cara.

Sem mais....

Jayme Ribeiro Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanderlei disse...

Parabéns pela dicas , vai ajudar-me muito , não só a mim como a muitos .///

Forte abç .

vanderlei ( coruja )

Filipe Collioni disse...

Pow Cara!
valeo mesmo a força!

Era o que eu estava procurando...
Muito bom o post!

Abraço!

Willianey disse...

Legal, minha prova vai ser hoje.

A 2ª... A primeira dei pau, por mau instruções de professores inrresponsáveis!!!

Hoje passarei tranquilamente.

OBS: Tenho moto ;)

Júnior disse...

BOA NOITE AMIGO, MUITO LEGAL O SEU INTERESSE EM AJUDAR O PRÓXIMO PARABÉNS.

EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA REGRA É SÓ EM SP OU É VALIDO PARA O RJ?

DESDE JÁ AGRADEÇO FELIZ 2010.v

Júnior disse...

BOA NOITE AMIGO, MUITO LEGAL O SEU INTERESSE EM AJUDAR O PRÓXIMO PARABÉNS.

EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA REGRA É SÓ EM SP OU É VALIDO PARA O RJ?

DESDE JÁ AGRADEÇO FELIZ 2010.

Júnior disse...

BOA NOITE AMIGO, MUITO LEGAL O SEU INTERESSE EM AJUDAR O PRÓXIMO PARABÉNS.

EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA REGRA É SÓ EM SP OU É VALIDO PARA O RJ?

DESDE JÁ AGRADEÇO FELIZ 2010.

Lucas disse...

Muito legal não tinha visto nada na net presto exame amanhã 21/8/2010 você me deu uma boa ajuda agradeço deu maior força

Lucas disse...

Muito legal não tinha visto nada na net presto exame amanhã 21/8/2010 você me deu uma boa ajuda agradeço deu maior força

Irrigação e Drenagem disse...

Muitoo bom
faço exame dia 20/11/20110
obg!!!

Dinho disse...

cara..
to fazendo as aulas agora...Hj foi meu 4º dia de aula...
qual é o obstacuo q vc chamou de "prancha"?
acho q o meu instrutor deve chamar por outro nome por isso naum conheço

EDSON disse...

prancha e rampa é a mesma coisa brother!!

Ceia disse...

eu reprovei porque a embreagem da moto tava com problema,vc achaisso justo,soltei a embreagem devagar ,fui soltando e nada da moto andar quando soltei toda ela morreu,duas vezes fiz isso ai reprovei,nem fiz o percurso...abrigado...ceia

Jéssica Catharine disse...

Excelentes dicas!
Principalmente pra quem tem um instrutor que não fala nada disso... ¬¬

Agent disse...

Poxa Amigo ... obrigado pelas dicas ... fiz hoje 17/05/2011 pela primeira vez e graças ao bom deus fui aprovado :D ... muito boa suas dicas e tiraram muitas dúvidas que eu tinha ...

Só uma coisa a acrescentar. Não é necessário olhar para trás na primeira parada. É só ficar olhando no retrovisor e aguardar o fical de prova chamar ...

Do restante tudo está ok!

Obrigado mais uma vez ...

diney disse...

valeu pelas dicas cara, uma duvida quando eu for fazer o oito eu posso corta embreagem abraço

Dedélia disse...

Ao fazer o 8 não pode usar a embreagem. Vc só a usa qdo for mudar de marcha ou parar.

Dai disse...

estou muito nervosa, já sei fazer todo percuso, mas olho pro chão e me desequilíbro. tenho mais duas aulas antes do exame!!! é aconselhavel tomar calmante?

Max disse...

Valeu pelo apoio cara, se mais pessoas se dispusessem a ajudar o proximo o mundo não estaria esta bagunça, meu exame é dia 22/07/11
vamo ve que que acontece! Abraço

pepe legal disse...

Olhaí pessoal, achei na internet uma edição especial da revista Duas Rodas sobre segurança. Apesar de antiga, os artigos são muito atuais. Tem até um teste para ver se o piloto é seguro no trânsito. http://www.4shared.com/document/u7YkJm19/DuasRodas-SEGURANCA-161A.html

210685 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
92839260 disse...

como eu
passo fasr teste

George de Souza disse...

Olha pessoal fiz hoje a prova pratica de moto e náo e nada facil resumindo e uma ladroagem fui reprovado 2 vezes sendo que fiz td certo mais mesmo assim me reprovaráo,esses estrutores e examinadores so querem sabe de ganha dinheiro sabe como vc pagando o quebra ai vc e aprovado de primeira.

adelmo do vale disse...

Obrigado pelo site amigo, muito bom mesmo,depois de amanhã farei o exame no ibirapuera e aqui tirei algumas dúvidas.Abraços...

Artur disse...

as dicas estão corretas...fiz o teste hj....e infelizxmente escapei um pouco no final da prancha pq fiquei com receio de acelerar a moto.....resultado...reprovado....

Trigo disse...

Bom galera, reprovei na primeira vez. O exame estava marcado para 6:30 e os examinadores chegaram as 8:00 no local. Fiz todo o percurso e dei uma mexidinha leve na rampa e reprovei... aí chegou um cara enquanto eu estava esperando para ir embora, passou na frente de todo mundo, fez a prova, e na hora de ir embora, molhou a mão do instrutor. Achei um absurdo porque muita gente, assim como eu, vai a todas as aulas e se dedica muito, é desprivilegiado pela falta de equipamentos em bom estado, como as motos e os capacetes, e ainda tem que aguentar a reprovação vendo a compra de carteira na cara dura.
Amanhã irei refazer meu exame e espero que termine e seja aprovado.

eu me amo! disse...

bha o blog e muito bom ,meu marido dirige muito bem passou zerado em todos os simulados mais no dia da prova a moto estava ruim e ele rodou e ficou decepsionado

Elaine Oliveira disse...

Boa tarde a todos e principlamente ao criador deste blog....as dicas sao otimas e tambem concordo em nao ter que pagar para esses corruptos, tanto da auto escola quanto do detran...( me cobraram R$ 550,00) enfim..amanha vou realizar a prova, estou muito anciosa, e tenha a certeza que é só manter a acalma e atençao que vou conseguir ser aprovada...ABS..

Eneas disse...

pow amigo valew pelas digas foço a prova na proxima sexta dia 17/05/13
mas des de ja te agradeço pela força.
um abraço.

Gimenez Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gimenez Santana disse...

Antes de Tudo Parabéns pelo blog! Acho que todos os instrutores não estão nem ai para os alunos nas aulas, quando chega o dia do exame vários alunos são reprovados por irresponsabilidades dos instrutores.No meu primeiro dia de aula olha a pergunta. Já andou de moto ? se sim pega aquela moto e anda,nenhuma dica de como andar de como manejar o veículo ligar, farol , seta frear pilotar e outras coisas. Quem tinha que ser sempre avaliado são os instrutores.
Boa sorte para todos nos exames
Abs.

Rafaela Martins disse...

Olá, gostaria de saber se pode trafegar utilizando a embreagem... por exemplo para fazer a baliza os cones... ?

Obrigada

Patrick Souza disse...

Muito bom esse post, parabéns. Eu fiz meu exame dia 17/12/13 e passei. No dia muitos repetiram por causa daquela prancha, bobeou já era. O negócio é manter a calma e seja o que Deus quiser. flww, abrç e boa sorte a todos que ainda vão fazer, passem na raça que é melhor, Deus abençoe.

joao disse...

Acabo de perceber que joguei dinheiro fora.
Pois já fiz 13 aulas na ESCOLA LIDER,ali no largo do Japones,zn
e o instrutor não me disse nada disso.
MAIS,tive que aprender o percurso
olhando os outros alunos,por que o instrutor fica no computador de costas pra pista.
Os cara ganha mais com o QUEBRA.
por isso não ensinam do jeito certo.Sera que posso mudar escola,pedir meu dinheiro de volta.

Fernando Ramos disse...

para entrar no 8 vou pela direita ou pela esquerda?

Bia disse...

Oi me chamo Beatriz , fui reprovada no exame pratico de moto , estou na duvida se tento mais uma vez , porem fiquei super nervosa no dia , e acredito que foi isso que me fez reprovar! o que voc acha devo continuar , ou cancelar a a habilitação de moto , pq estou tirando as duas categorias ( A , B ) ? Queria poder fazer uma aula no parque do ibirapuera , sabe como posso ta fazendo ? Obrigada desde já!

cris keller disse...

treinei bastante onde tinha dificuldade sem me preoucupar com o percurso isso vem dps de atenção as saídas no início do percurso consegui boa sorte vcs tb!

kalinca ribeiro disse...

Ola, gostaria de saber as medidas do oito redondo alguem por acaso sabe as medidas ?

Armin Lohbauer disse...

Pessoal, fiz a prova ontem. Passar é um alívio e tanto. Parabéns pelo blog, que consultei há algumas semanas. Compartilho com vocês minhas impressões e algumas dicas.

• Fazer todas as aulas da autoescola, isto é, não marcar logo o exame. Só marquei o exame depois de fazer as 15 aulas. Agendei a última aula na quarta-feira anterior à prova. No início é um tanto quanto decepcionante, pois o motor morre toda hora. Não tenha vergonha. É normal ir aprendendo aos poucos. Com o passar do tempo você pega o jeito do acelerador, da embreagem.
• Procure tentar usar sempre a mesma moto. Algumas auto escolas têm várias, o que prejudica um pouco. Faça o exame com a moto usada nos treinos. Você se acostuma com o acelerador, distância da embreagem, etc. Pegar moto diferente no dia da prova pode ser prejudicial, fazer com que você estranhe.
• Você deve se sentir seguro. Deve fazer no mínimo 5 vezes seguidas o trajeto completo sem erros. Se fizer 10 vezes sem erros, passa na certa.
• Pergunte ao instrutor. Pergunte tudo! Ele não vai dizer muito. Então tire todas suas dúvidas com antecedência. Veja vídeos no youtube, textos de outras pessoas que passaram, dicas.
• Passar na prova é questão de treino. Se não treinou, precisa sorte. Se treinou, precisa só calma.
• O percurso, em si, não é complicado. O local mais sensível é a prancha, pois vem logo depois de uma curva (na sequência falo só da prancha).
• O oito é simples. Lembre-se de entrar sempre pela direita (vi gente entrar pela esquerda, é desclassificada), tanto no oito, quanto nos cones. No labirinto (curvas quadradas), lembre-se de sempre abrir bem a curva pra não passar com a roda traseira num dos cantos do quadrado.

Armin Lohbauer disse...

• O terreno da prova no Ibirapuera é inclinado. Use o freio traseiro (pé direito) pra dosar a velocidade, mesmo sem reduzir a aceleração da manopla. Facilita na retomada da subida e evita trancos. Muitas motos têm a marcha lenta um pouco mais acelerada, o que facilita nos trajetos ascendentes. Às vezes nem precisa acelerar na subida. Sinta isso nos treinos.
• Nos cones procure abrir bem a curva para passar longe deles, caso não se sinta seguro para fazer um slalom mais acelerado.
• A prancha é o percurso mais sensível da prova, pois é desclassificatório.
• No domingo anterior à semana do exame, fui ao Ibirapuera fazer o trajeto de bicicleta. Fiz apenas a prancha, partindo da faixa “pare”, 30 vezes seguidas. De novo, se treinar, passa.
• Seguem algumas dicas que me ajudaram na prancha: antes dela, você para numa faixa que fica numa curva anterior. Pare sempre a mais de um metro dessa linha. Você deve enxergar ela inteira por cima do painel da moto. Aguarde o sinal do examinador antes de partir. E ahh, não esqueça de colocar apenas o pé esquerdo no chão e de uma vez. Não fique na dúvida ou arraste o pé pelo chão. Nem pise duas vezes. Freie e coloque o pé no asfalto com convicção. Na saída coloque o pé no apoio novamente, sem pestanejar. Na curva que antecede a prancha vá devagar, freando com o pé direito. Procure andar bem do lado direito, perto da faixa, de modo a abrir a curva. Durante a curva vá se dirigindo ao meio da faixa, fechando a curva, de forma a sair dela no centro da pista. Olhe a prancha à sua frente e direcione a roda dianteira para ela. Quando se aproximar, olhe fixamente para o “A” da palavra “pare” que está no final da prancha, aperte as pernas contra o tanque, estique os dois braços (mantendo-os eretos no guidão) e acelere!!! O efeito giroscópico das rodas na aceleração faz com que você ande em linha reta. Não olhe para a prancha, mas para o A. Quando estiver no final da prancha freie, de modo a parar a um metro antes da faixa “pare”. Essa técnica pode não servir pra todos, mas me ajudou. O principal é treinar! Treine...

Armin Lohbauer disse...

• Recomendável visitar o local da prova em alguma sexta-feira (é sempre às sextas). Eu fui dar uma olhada, pois não fazia ideia de como era. E a insegurança diminui quando você já tem noção de como é, onde ficam posicionados os examinadores, enfim, não é tudo novo no dia do exame, pois você já conhece.
• No dia da prova é importante você esquentar bem o motor da moto. Moto fria engasga e trepida, podendo até morrer no meio da prova. Antes de entrar na fila, eu dei várias voltas no estacionamento ao lado, simulando a prova. Faça curvas, pare e simule a curva da prancha mentalmente. Tudo isso ajuda a diminuir o nervosismo e a insegurança, além de esquentar o motor. Quando entrar na fila, mantenha o motor ligado e saia de cima da moto. Empurre ela quando a fila andar. Tentar partir em cima dela pode fazer com que o motor morra, aumentando o nervosismo.
• De resto é não esquecer de fechar a viseira do capacete e afivelá-lo, e manter a calma. É só um teste e o máximo que pode acontecer, é ter que fazer outro. Não é o fim da linha...

Espero que ajude e boa sorte!
Abraço,
Armin