tag:blogger.com,1999:blog-58895530527545515152024-02-08T11:45:26.435-08:00HABILITAÇÃO DE MOTODepoimento e dicas gerais de como se preparar e ser bem sucedido durante a prova prática para tirar a habilitação de moto ( motociclista )Maxhttp://www.blogger.com/profile/09666651016729664249noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5889553052754551515.post-43857771835915717372008-02-24T18:26:00.000-08:002008-02-24T19:22:04.381-08:00Prova prática para carteira de MOTO do Detran-SP ( aquela do Ibirapuera )Pessoal,<br /><br />Resolvi fazer este blog para compartilhar com todos a minha experiência ao realizar o teste prático para carteira de habilitação de MOTO no último dia 22-02-08, após procurar muito na web e não encontrar nada consistente.<br /><br />Segue abaixo algumas dicas para os marilheiros de primeira viagem sobre a pista do Ibirapuera ( Detran-SP ).<br /><br />Dicas preliminares:<br /><ul><li>O comprovante de pagamento da taxa do Detran e o seu documento de identificação ficam presos na tampa do tanque ou no painel da moto ( se cair durante o teste não se preocupe ).</li><li>Acenda o farol da moto.</li><li>Feche a viseira do capacete</li></ul><p>Dicas gerais:</p><ul><li>Toda a prova e feita em primeira marcha.</li><li>O objetivo do teste é verificar o seu equilíbrio e controle da moto.</li><li>A pista parace mais um autorama, ou seja é bastante sinuosa ( treine bastante )</li></ul><p>Dicas sobre a pista:</p><ul><li>Primerio você faz uma volta completa no formato do número 8.</li><li>Entra em um labirinto de curvas para a direita e para a esquerda ( várias ) todas com ângulo de 180 graus e quase parando ( cuidado com o equilíbrio e controle ).</li><li>Ao final da última curva a esquerda uma pequena reta e uma rampa sobe e desce.</li><li>Mais curva a esquerda e direita, todas com ângulo de 180 graus.</li><li>Passagem em zig-zag entre cones de sinalização, com uma distância curta entre eles.</li><li>Curva a direita e a reta da parada obrigatória ( atenção você tem que parar a uma distância que dê para ver a faixa amarela a sua frente, +- 40 centimetros da faixa ), você só pode arrancar a moto com a autorização do avaliador e após ter olhado para traz.</li><li>Mais uma curva a esquerda a 180 graus e ai a reta final</li><li>Atenção na reta final pois você precisa acelerar um pouco mais devido a faixa contínua que você deve passar por cima ( a dica é assim que terminar a curva acelerar )</li><li>Enfim o teste termina e você tem que parar novamente em frente a uma faixa no final da reta ( lembre-se da distância da faixa ).</li></ul><p>Ao terminar a prova o avaliador pega os documentos para preencher o resultado e solicita que você pare na próxima faixa amarela logo a frente.</p><p>Dicas sobre o critério de avaliação:</p><p>I - Faltas Eliminatórias:</p><p>a) iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção;<br />b) descumprir o percurso preestabelecido;<br />c) abalroar um ou mais cones de balizamento;<br />d) cair do veículo, durante a prova;<br />e) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;<br />f) avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória;<br />g) colocar o(s) pé(s) no chão, com o veículo em movimento;<br />h) provocar acidente durante a realização do exame; e<br />i) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima;</p><p>II - Faltas Graves:</p><p>a) deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo;<br />b) invadir qualquer faixa durante o percurso;<br />c) fazer incorretamente a sinalização ou deixar de fazê-la;<br />d) fazer o percurso com o farol apagado; e<br />e) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave;</p><p>III - Faltas Médias:</p><p>a) utilizar incorretamente os equipamentos;<br />b) engrenar ou utilizar marchas inadequadas durante o percurso;<br />c) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo, antes de iniciar o percurso;<br />d) interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova;<br />e) conduzir o veículo durante o exame sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras; e<br />f) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média;<br />IV - Faltas Leves:<br />a) colocar o motor em funcionamento, quando já engrenado;<br />b) conduzir o veículo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado; c) regular os espelhos retrovisores durante o percurso do exame; e<br />d) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.</p><p></p><p>UM ABRAÇO E BOA SORTE!!!</p><p><a href="http://www.freesms.com.br/">http://www.freesms.com.br/</a></p><p></p>Maxhttp://www.blogger.com/profile/09666651016729664249noreply@blogger.com58