domingo, 24 de fevereiro de 2008

Prova prática para carteira de MOTO do Detran-SP ( aquela do Ibirapuera )

Pessoal,

Resolvi fazer este blog para compartilhar com todos a minha experiência ao realizar o teste prático para carteira de habilitação de MOTO no último dia 22-02-08, após procurar muito na web e não encontrar nada consistente.

Segue abaixo algumas dicas para os marilheiros de primeira viagem sobre a pista do Ibirapuera ( Detran-SP ).

Dicas preliminares:
  • O comprovante de pagamento da taxa do Detran e o seu documento de identificação ficam presos na tampa do tanque ou no painel da moto ( se cair durante o teste não se preocupe ).
  • Acenda o farol da moto.
  • Feche a viseira do capacete

Dicas gerais:

  • Toda a prova e feita em primeira marcha.
  • O objetivo do teste é verificar o seu equilíbrio e controle da moto.
  • A pista parace mais um autorama, ou seja é bastante sinuosa ( treine bastante )

Dicas sobre a pista:

  • Primerio você faz uma volta completa no formato do número 8.
  • Entra em um labirinto de curvas para a direita e para a esquerda ( várias ) todas com ângulo de 180 graus e quase parando ( cuidado com o equilíbrio e controle ).
  • Ao final da última curva a esquerda uma pequena reta e uma rampa sobe e desce.
  • Mais curva a esquerda e direita, todas com ângulo de 180 graus.
  • Passagem em zig-zag entre cones de sinalização, com uma distância curta entre eles.
  • Curva a direita e a reta da parada obrigatória ( atenção você tem que parar a uma distância que dê para ver a faixa amarela a sua frente, +- 40 centimetros da faixa ), você só pode arrancar a moto com a autorização do avaliador e após ter olhado para traz.
  • Mais uma curva a esquerda a 180 graus e ai a reta final
  • Atenção na reta final pois você precisa acelerar um pouco mais devido a faixa contínua que você deve passar por cima ( a dica é assim que terminar a curva acelerar )
  • Enfim o teste termina e você tem que parar novamente em frente a uma faixa no final da reta ( lembre-se da distância da faixa ).

Ao terminar a prova o avaliador pega os documentos para preencher o resultado e solicita que você pare na próxima faixa amarela logo a frente.

Dicas sobre o critério de avaliação:

I - Faltas Eliminatórias:

a) iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção;
b) descumprir o percurso preestabelecido;
c) abalroar um ou mais cones de balizamento;
d) cair do veículo, durante a prova;
e) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;
f) avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória;
g) colocar o(s) pé(s) no chão, com o veículo em movimento;
h) provocar acidente durante a realização do exame; e
i) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima;

II - Faltas Graves:

a) deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo;
b) invadir qualquer faixa durante o percurso;
c) fazer incorretamente a sinalização ou deixar de fazê-la;
d) fazer o percurso com o farol apagado; e
e) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave;

III - Faltas Médias:

a) utilizar incorretamente os equipamentos;
b) engrenar ou utilizar marchas inadequadas durante o percurso;
c) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo, antes de iniciar o percurso;
d) interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova;
e) conduzir o veículo durante o exame sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras; e
f) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média;
IV - Faltas Leves:
a) colocar o motor em funcionamento, quando já engrenado;
b) conduzir o veículo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado; c) regular os espelhos retrovisores durante o percurso do exame; e
d) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

UM ABRAÇO E BOA SORTE!!!

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